A Hendrick era dominante ou JJ a tornou dominante?

 O Restartzone fará uma análise da equipe na era de Jimmie Johnson, a pergunta é: A equipe como toda era boa, ou os títulos do JJ poderia esconder alguma deficiência da equipe? É isso que vamos analisar hoje.

https://www.essentiallysports.com
By Mrinal kuniyal

Para entendermos vamos pegar como base os anos de títulos do sete vezes campeão da NASCAR, começaremos em 2006.

Jimmie Johnson iniciou sua carreira na CUP em 2001. 

2006 no ano do seu primeiro título obteve cinco triunfos, seus companheiros de equipe Jeff Gordon foi o sexto, Ky Busch foi o foi o décimo e Brian Vickers fora o 15° lugar no campeonato. nesse ano a equipe do Sr"H" obteve nove vitórias entre JJ, Gordon e Ky Busch. 

A (PM) posição média da equipe foi oitavo lugar no campeonato a segunda colocada foi a Childrees com 9.33.  

Em 2007 ainda sobre a quarta geração dos carros da NASCAR, Jimmie, obteve incríveis 10 triunfos durante a temporada, a equipe como todo teve 18 vitórias, dividido entre JJ, Gordon, Casey Mears e Ky Busch, naquele ano Jeff Gordon foi o segundo, Ky Busch foi o quinto e Casey Mears fora o décimo quinto lugar. 

A posição média da equipe no ano de 2007 foi 5,75 a título de comparação a segunda colocada nesse critério foi novamente a Richard Childress com sete.

http://www.hendrickmotorsports.com
Jimmie Johnson, Indianapolis, 2008. Crédito Hendrick Motorsport.

Em 2008, já com dois títulos seguidos, o sete vezes campeão da CUP obteve sete triunfos, a equipe como toda teve oito vitórias dividido entre JJ e Dale Jr. Naquele ano JJ foi o primeiro, Jeff Gordon o sétimo, Dale Jr o décimo segundo e Casey Mears fora o vigésimo. 

A posição média foi 10 lugar se juntarmos todos os pilotos, nesse ano ela foi a quarta colocada como equipe ficando atrás da Roush e Gibbs com PM nove e Childress com cinco. Aqui podemos dizer que a dominância de Jimmie Johnsosn escondeu a deficiência da equipe.

Ano de 2009, JJ, com três títulos seguidos, fato esse conquistado uma vez com Cale Yarborough, nos anos de 1976, 1977 e 1978. Em 2009, JJ conquistou sete triunfos, a equipe como um todo obteve 13 vitórias dividida entre o próprio JJ, Jeff Gordon e Mark Martin. Nesse ano JJ foi o primeiro, Mark Martin o segundo, Jeff Gordon foi o terceiro e o Dale Jr. foi o vigésimo quinto. 

A posição média da equipe foi 7,75 ficando em primeiro lugar a segunda colocada naquele ano foi a Gibbs com a PM 12,67.

Ao adentramos no último ano da década passada, em 2010, e já com quatro títulos seguidos, Johnson conquista seis vitórias no ano em que ele destroçou Denny Hamlin na final em Homestead. A equipe como um todo obteve seis vitórias todas com JJ. No ano Jimmie foi o primeiro, Jeff Gordon o nono, Mark Martin foi o décimo terceiro e Dale Jr foi o vigésimo primeiro lugar. 

A posição média da equipe foi de 11 ficando em quarto lugar, logo atrás da Roush com 9,75, Gibbs 9,67 e Childress com 8,33. Mais uma vez mostra que a parceria Johnson/Knaus com o título dá um certo ar de "dominância" mas que mostra uma equipe bem abaixo em relação ao outros anos.

DropsZone.

Títulos de 2008, 2009 e 2010 foram com os controversos "Carros do Amanhã" ou "COT" e em inglês "Car of Tomorrow".

https://gmauthority.com
JJ, Homestead, 2010. Créditos Manoli Katakis.
DropsZone.

Jimmie Johnson é o único piloto da história da CUP a conquistar cinco títulos seguidos em parceria com Chad Knaus.

Em 2013, uma nova era na CUP se inicia, com a adição dos carros de sexta geração, nesse ano Johnson obtêm seis triunfos, a equipe como um todo nove conquistas divididas entre o próprio JJ, Gordon e Kasey Kahne. Jimmie foi o primeiro, Dale Jr. foi o quinto, Gordon o sexto e Kahne foi o décimo segundo. 

A posição média da equipe foi seis ficando em primeiro lugar em segundo foi a equipe do Coach Gibbs com 9,67. 

Após três anos, em 2016, JJ conquista seu último título na CUP, naquele ano obtêm cinco vitórias, a equipe, todas do próprio JJ, um detalhe importante cabe aqui, Dale Jr, naquele ano não correu metade da temporada devido a problemas neurológicos, então, ele não será contado aqui. Naquele ano JJ foi o primeiro, Chase Elliott no seu ano de novato substituindo o recém aposentado Jeff Gordon foi o décimo e Kasey Kahne foi o décimo sétimo. 

A posição média da equipe foi de 9,33, ficando em terceiro lugar atrás da Penske com sete e a Gibbs com 4,5.

https://www.motorsport.com
Jimmie Johnson, Homestead, 2016. Créditos motorsport.com by Lee Speencer.

Dos sete títulos de Jimmie Johnson na CUP, em duas ocasiões 2010 e 2016 a equipe somente obteve triunfos com ele. Em posição média da equipe nos anos de título de Johnson. Em duas situações foi a quarta colocada, outra foi terceira e o resto a primeira. Podemos dizer que a equipe sempre teve bons resultados, outras vezes pela dominância de um único piloto pode ter passado essa sensação, fica a critério de você, caro leitor.

Esse texto foi colaborativo em parceria com o  Felipe Passos que gentilmente cedeu os dados para a produção desse texto, muito obrigado.

Curtam, compartilhe, comentem e siga.

See you next race fellows!

Fui!

  

Comentários

Os mais visitados.