Legends "Petty Enterprises"



Da série Legends, hoje falaremos sobre uma das equipes de maior sucesso da NASCAR, a Petty Entreprises.

Na qual o seu fundador foi Lee Petty, se você não viu o texto sobre ele clique aqui.

A Petty Enterprises originalmente chamada de Lee Petty Engineering, a equipe era baseada em Level Cross, na Carolina do Norte, seus proprietários são: Lee Petty seus filhos Maurice Petty, Richard Petty seu neto Kyle Petty e Boston Ventures.

A equipe durou de 1948 a 2008 quando sua equipe fechou as portas, após isso ela se fundiu a Gillet Evernham Motorsports dando o nome atual Richard Petty Motorsports, ou simplesmente RPM.

Vamos voltar um pouco no tempo para começarmos a entender um pouco de toda a história da equipe.

A equipe começou utilizando o carro de número #42 com o próprio Lee Petty que foi de 1949 a 1961, a primeira corrida foi em Occoneeche Speedway, no qual Lee terminou em nono lugar, e na quinta corrida daquele ano ele consegui seu primeiro trinfo na pista de HeidelBerg, entre 1950 e 1951, Petty ganhou uma corrida em cada ano, já em 1952 consegui 3 vitórias, 1953 5 vitórias e em 1954 conquistou seu primeiro título. Quem também pilotou o carro #42 foram Richard, Maurice Petty, Marvin Punch, Paul Lewis, Tiny Lund, GC Spencer e Dan Gurney.

Kyle Petty pelo número #42 andou de 1979, a 1984, vencendo a primeira corrida que participou na ARCA, em Daytona, Petty dirigiu por cinco corridas em 1979 para a PE.

Já em 1983 Kyle Petty trocou o #42 pelo #7 devido ao seu patrocinador que era a 7 Eleven, tendo oito top fives durante esse período, após isso em 1985, ele assinou com a Wood Brothers, levando consigo o patrocínio.

Falaremos agora no icônico número #43 que não começou com Richard Petty e sim com o se pai, em 1954, quando Lee decidiu expandir para dois carros e o primeiro piloto do icônico número foi Bob Welborn. Welborn teve duas aparições naquela temporada em West Palm Beach e Savanah terminado em décimo primeiro e vigésimo respectivamente. Após isso o número só voltaria a ser utilizado em 1957 com Bill Lutz ao volante. Lutz levou seu Oldsmobile em Daytona Beach, após isso só voltou em 1959 com Richard "The King" Petty, quando Lee o colocou no carro.

Para não ficar muito extenso o texto pois o mesmo receberá um belíssimo reconhecimento de 1959 a 1992 The King andou com o número #43 com o mitológico patrocínio da STP.

Com o #43 também correram os seguintes pilotos: Wally Dallenbach Jr, 1994 nesse ano ele iniciou com o número #44, mas logo voltou a utilizar o #43 e no meio da temporada Wally foi substituído por John Andretti.

Bobby Hamilton de 1995 a 1997 no qual conquistou sua primeira vitória em Phoenix, essa era a primeira vitória desde 1984. Em 1997 Hamilton venceu em Rockingham, mas ao final da temporada deixou a equipe para andar na Morgan-McClure Racing.

John Andretti de 1998 a 2003 no seu primeiro ano teve uma vitória em Martinsville, após isso começou a não se qualificar fazendo com que a equipe perdesse o patrocínio da STP sendo substituído pela General Mills.

Christian Fittipaldi, (2003) e Jeff Green de 2003 a 2005.
Christian participou de apenas 10 corridas, sendo trocado por Jeff Green que trouxe o melhor resultado para a equipe com um sétimo lugar em Martinsville.

Bobby Labonte de 2006 a 2008, Labonte que foi campeão da NASCAR em 2000 pela Joe Gibbs e irmão do também campeão Terry Labonte foi contratado para andar no carro #43, mas mesmo trazendo o chefe de equipe Robbie Loomis oriundo da Hendrick Motorsports o melhor resultado foi oito top tens, após isso a equipe se mudaria para as antigas instalações da Robert Yates, em Mooresville na Carolina do Norte, essa seria a primeira mudança de Randleman quando foi fundada pelo seu pai Lee, acreditando ser o melhor para a equipe, mas sabemos que isso não aconteceu de fato pois a General Mills cancelou o patrocínio fazendo com que a equipe entrasse em recuperação judicial e fechando as portas.

Em 2009 Richard Petty anuncia a fusão do espólio de sua equipe com a Evernham Motorsports fazendo com que a equipe mudasse de nome para RPM.

Outros números que a equipe utilizou durante sua existência, #44 com Maurice Petty de 1960 a 1961, Rick Wilson, 1983, Kyle Petty, 1997 a 2000, Buckshot Jones, 2001 a 2002 e também Christian Fittipaldi

Christian em 2003 Watkins Glen créditos motorsport.com
#45 Adam Petty neto do The King filho de Kyle, dizem que ele seria o piloto que traria o nome Petty de novo para as vitórias por ser muito promissor, mas infelizmente Adam sofreu um acidente em New Hampshire e acabou morrendo devido as ferimentos, após isso Kyle Petty assumiu o carro permanecendo até 2008.

A última vitória do carro #43 foi em Daytona em 2014, na etapa de julho, a corrida já tinha sido adiada devido a chuvas de sábado e foi feita no domingo, após um big one depois da volta 100, a prova tem 160 voltas, a prova foi interrompida devido a chuva e também pelo acidente, como choveria o resto do dia Aric Almirola foi declarado vencedor.
 Hoje quem pilota o carro é o Bubba Wallace.
 Segue a lista de pilotos que já andaram para a PE, Dick Brooks, Morgan Shepherd, Johnny Dodson, Kyle Petty, Buddy Baker, Lee Petty, Pete Hamilton, Buck Backer, Jim Paschal, Maurice Petty, Richard Petty, Marvin Panch, Paul Lewis, Tiny Lund, GC Spencer, Dan Gurney, Bob WelBorn, Bill Lutz, LeeRoy Yarbrough, Darel Dieringer, Wally Dallenbach Jr, John Andretti, Bobby Hamilton, Christian Fittipaldi, Scott Maxwell, Jeff Green, Bobby Labonte, Junior Johnson, Rick Wilson, Jimmy Hensley, Steve Grisson, BuckShot Jones, Jerry Nadeau, Adam Petty, Chad McCumbee, Kenny Wallace, Terry Labonte, Bobby Johns, Ralph Earnhardt e Jim Linke

Carros utilizados pela equipe: Ford, Pontiac, Oldsmobile, Dodge, Buick, Plymouth e Chevrolet.

E aí curtiu??? Curta e compartilhe com os seu amigos.
Fui!!!!

Comentários

  1. NOSSA ENTÃO JÁ TIVEMOS UM BRASILEIRO NA EQUIPE PETTY, O FITTIPALDI, QUE BACANA!!!
    Que pena a morte do neto do The King, ele se acidentou dentro das pistas em alguma competição?
    Acredito que STP tenha saído do patrocínio, e ano que vem não tenhamos mais os famoso símbolo na porta do Bubba. Será que não vão mais patrocinar mesmo? Grande abraços Dan.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os mais visitados.