Sinal amarelo. Os Ovais correm risco de extinção?

 Essa semana tanto a NASCAR como a INDY divulgaram o seus calendários para a temporada de 2021. No caso da Indy ela só correrá em três oportunidades em circuitos ovais que são:

  • Texas;
  • Indianapolis;
  • Gateway.
Reparem que a no caso da Indy ela não vai correr em Richmond e nem em Iowa, o calendário do ano que vem terá dezessete etapas e muitas terão rodadas duplas. Se pensar bem se pegarmos o ano de 2005 a categoria tinha também a mesma quantidade de etapas só que eram 14 ovais e 3 mistos, hoje a proporção virou depois de 15 anos.

A NASCAR também divulgara seu calendário na última quarta feira dia 30 de setembro, com a divulgação percebemos que Kentucky e Chicago estão fora do calendário.

https://sports.yahoo.com/nascar-introduces-three-tracks-two-193025867.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAMRcMgLRDcjyjKToBXV5Y42uRqLJDh1ZayYj-a2XI2P_5en75UhJVrtlTjVlHuZboawd7dwF0OG1O17dzEDzjoB5LQJzl-T4RahgsTvlYjt0J9B0cy6xNPUdx3ihr-of5VWdxsabeRWaqt_zKsH_Si6M0MHe-6Q-dhwGpjV4O0qJ
Calendário de 2021.

Vamos pegar o calendário e olhar nas entrelinhas dele:

Se pegarmos ele e transformássemos e um calendário da F1, no qual só se visita uma vez por ano seria assim. Das 30 etapas (no caso só contando os ovais), teríamos somente 18 etapas em circuitos ovais, lembrando que mesmo com a adição de Nashville a NASCAR retirou de seu plantel as pistas de Kentucky e Chicagoland. E com a adição de 6 circuitos mistos (contando só a temporada regular, deixando de fora o misto de Daytona para o Clash), a categoria teria no caso 24 etapas ao total. A quantidade de mistos aqui representa já um terço do calendário isso é muito.

Detalhe a Xfinity e Truck ainda não tiveram seus respectivos calendários divulgados, e já sabemos que no caso da Xfinity já perdeu dois ovais, podendo perder mais um no caso de Michigan. A Truck perdera um, Kentucky, também podendo perder Michigan, no caso seria dois. Fazendo um calendário um pouco mais fraco frente a CUP.

O oval de AutoClub será mutilado para uma pista de um quarto de milha e muito banking, a grosso modo uma Martinsville anabolizada, pois depois de testes realizados com o NextGen pelo William Byron,  reportou ao canal do Eric Estepp que o carro não aguenta ficar "flat" ou pé embaixo durante muito tempo e que também o carro só seguirá um trilho, a pista do AutoClub tem vários traçados para você andar. Cole Custer endossou as palavra de Byron também mostrando preocupação.


Adiante até a 1h e oito minutos.


Créditos Eric Estepp/YouTube.

No caso a Nascar abriu um precedente com a pista de Fontana, se por um acaso a corrida não for boa ou pela redução de visitas ao traçado ela terá duas opções ou não ir a essa praça ou veremos cada vez mais Martinsville anabolizadas por ai. Hoje a pista que mais corre risco disso acontecer é a pista de Michigan, pois se só receber a CUP ano que vem e se não for boa, dependendo do pacote aerodinâmico a pista está fadada ao fechamento e ainda com a adição do NextGen em 2022 pode ser a pá de cal no traçado e isso pode ser levado a outras pistas sim.

A receptividade do público ao calendário foi boa, mas as perguntas que ficam são:

Será que de fato vai transformar isso em audiência, público e qualidade de provas?

Até que ponto a NASCAR como um negócio visando dinheiro/televisão versus qualidade da prova e fãs pode se sustentar?

A NASCAR será que terá margem de manobra para voltar atrás nas decisões? Dependendo da decisão poderá demorar mais de um ou dois anos para voltar ao ponto anterior.

Com a perda de Kentucky e Chicago será que a NASCAR não perderá uma fatia de mercado de fãs? Pois recupera-lo poderá e será difícil.

Será que como negócio a categoria pode ter dado um passo maior que a perna? Pois dependo do resultado final disso a NASCAR poderá sair por baixo ou por cima.

Será que o consumidor principal o fã tem alguma voz ativa nas decisões? 

Um detalhe aqui desse calendário, se não fosse o advento das olímpiadas que foram adiadas para o ano que vem é que se não tivesse as duas semanas off a temporada facilmente terminaria em outubro, mostrando claramente que o downsizing está vindo. 

Hoje não vejo a construção de novos ovais e vejo sim a extinção deles e podemos ver em um futuro próximo um calendário repleto de Martinsville e Bristols anabolizados e mistos.

Mesmo Atlanta com a construção de um complexo pode ser carta fora pois se qualquer coisa acontecer a primeira coisa a ser sacrificada será a pista.

O reflexo do calendário do ano que vem e de 2022 vai demandar mais de dois a três anos para saber se funciona ou não e isso já estamos falando em 2025 a 2027 muita coisa pode acontecer. Temos que ver o macro e não o micro nesse momento.

E vocês o que acham?

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See you next race fellows!

Fui!

Comentários

  1. Espero que não sejam extintos não rs gosto muito. Excelente trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻🍀

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