Evolução.

A NASCAR anunciou recentemente que a partir da próxima temporada com a introdução do novo carro chamado de NEXTGEN, será introduzida a porca única no seus bólidos.

A esquerda as atuais rodas, a direita o futuro.


Muitos, inclusive eu torci o nariz para essa decisão, no calor do momento, mas hoje passado alguns dias eu refleti que isso de fato ia ocorrer mais cedo ou mais tarde.

Em se tratando da NASCAR foi mais um grande passo, tendo em vista que nos últimos anos ela se manteve as sua raízes, mas ao analisar os fatos de modo mais frio possível a categoria já vinha evoluindo em toas suas estruturas de uma forma bem gradual.

O pontapé inicial foi na temporada de 2012, com a introdução da injeção eletrônica, feitos pela McLaren nos carros, até então na CUP que é a categoria principal corria-se com carburador, no ano seguinte foi a introdução do GEN6, fazendo com que os carros da CUP, e também da Xfinity e Truck series ficassem mais parecidos com os carros de rua, isso foi mais um passo, na Xfinity esse tipo de modelo mais parecido com o de rua já estava sendo utilizado, na principal eram os COT.


O controverso COT, utilizado entre 2008 a 2012.
Acho que sou o único que curte o COT.

DropsZone.

COT = Car Of Tomorrow, em tradução livre carro do amanhã.

GEN6, que deixa a categoria ao final dessa temporada.



Passado alguns anos, em 2015, alguns pilotos foram selecionados para testar o novo painel da NASCAR, no lugar dos mostradores foi-se colocado um dashboard totalmente digital, fabricado pela AutoMeter.

Mostrador do Ford Fusion.


Dashboard atual.

Perceba que entre a introdução da injeção eletrônica ao dashborad, que seu uso começou em 2016, foram de 4 anos, e agora com a introdução da porca única a diferença ficou em cinco anos entre uma novidade e outra.

A NASCAR está na vanguarda em se manter fiel a suas raízes de categoria de fabricada ou Stock car, eu acho que até que demorou muito para isso acontecer, ano passado, em Charlotte, na prova ALL Star race, prova comemorativa realizada uma semana antes da Charlotte 600, no qual premia o piloto com uma bolada de 1 milhão de dólares, no All Star foi introduzido algumas peças de testes de fibra de carbono em algumas partes dos carros.  

Por mais que os fãs mais fervorosos, (os famosos RedNecks), acham que a categoria vai perde sua essência, creio que não, mesmo com a introdução do novo carro será mantido boas partes do que é hoje utilizado, tanto que já existem peças nos carros atuais para ser utilizado no novo carro, que já teve testes em Richmond com Austin Dillon, Phoenix com Joey Logano, AutoClub com William Byron e Erick Jones em Homestead Miami.

Joey Logano testando o NEXTGEN.


A NASCAR na Xfinity e Truck Series ainda terá carburador, as cinco porcas e tudo, mas também ela mais cedo ou mais tarde elas passarão por isso, não adianta. A categoria vem evoluindo de forma muito cautelosa, vide o caso dos segmentos, que muitos torceram o nariz para isso e hoje trouxe outro dinamismo para as provas, outro fator no qual a NASCAR está no caminho certo é que a audiência tanto física nas arquibancadas como na TV vem aumentando gradativamente, tanto que já alguns anos a Daytona 500 da Sold Out, e outras pistas também, aumentando inclusive espaços para RV's Motorhomes e trailers.

Mais uma prova que a categoria está na direção certa é que, Chad Kanus Crew Chief de William Byron, e sete vezes campeão da CUP com Jimmie Johnson na Hendrick disse recentemente após testes realizados na pista de AUTOCLUB na Califórnia referendou o novo carro dizendo que está no caminho certo, o próximo teste do carro será 99% utilizado ano que vem, informação de Bob Popcracks, jornalista dos canais FoxSports nos EUA.

Por mais que a gente quwira que a NASCAR se mantenha fiel as suas raízes, mais hora ou menos hora ela terá que evoluir não tem como, sinal dos tempos.

Eletrificação também virá é questão de tempo, isso não significa chutar o V8 para longe, eles podem trabalhar juntos.

Cabe a você caro leitor fazer sua análise sobre o assunto.

Fui.

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