Hot lap em Atlanta

Essa semana a NASCAR desembarca no sul dos EUA, em uma das pistas com o asfalto mais antigo e destruidor de pneus que tem, Atlanta.

Pista essa que foi palco de um dos momentos mais memoráveis para o fá apaixonado, mais precisamente em novembro de 1992, a Hooters 500.

Nessa corrida aconteceram fatos importantes, primeiro a vitória de Bill Elliott, que corria "em casa" pois ele é do estado de Georgia onde a pista de Atlanta fica, título de Alan Kulwicki, tornando-se o piloto que tendo equipe própria a vencer o campeonato, isso se repetiria em 2011, com Tony "Smoke" Stewart.

Estréia de um tal Jeff Gordon no carro de número #24 na equipe de Rick Hendrick, a Hendrick Motorsports, e o fato mais emblemático para todos, esta corrida marcou o final da carreira de Richard "The King" Petty, pilotando pela última vez o carro #43 com o patrocínio da marca de óleo STP, você pode sabe mais sobre o Richard Petty lendo aqui.

A pista localizada na cidade de Hampton, o Atlanta Motor Speedway faz parte de um conglomerado de pistas como por exemplo, Sonoma, Charlotte, pertencente a Speedway Motorsports Inc, que seu proprietário é o Bruton Smith.

A pista do estado de Georgia tem capacidade entre 71,000 a 125,000 mil pessoas dependendo de como ela é configurada, tendo 1,54 milhas ou 2,48 km, a inclinação nas curvas são de 24º, nas retas 5º, tem a  característica de um Quad Oval, inciado sua construção em 1958, sendo aberto em 31 de julho de 1960, a um custo de 1,8 milhão de dólares a época, a Indy no caso a IRL, (Indy Racing League) já correu nessa pista tendo proporcionado um big one.

Essa pista quando não ha eventos ela é utilizada para que os fãs possam sentir um pouco o gosto de correr nessa pista com os famosos Drives Experience, tendo Rusty Wallace e Richard Petty como empresas para tal finalidade, você pode ir de carona ou se aventurar a dirigir um, claro, com toda a orientação possível em um carro com menos cavalaria e com voltas sempre guiadas a um limite "X" de velocidade.

 De sua criação a pista tinha uma configuração parecida com a de Homestead que foi utilizado até 1997.

Traçado utilizado até 1997.




Traçado atual.

DropsZone.

Reparem que ele possui um traçado misto aprovado pela FIA.
A pista possui iluminação artificial, isso faz com que possa ser realizadas corridas noturnas.

Dados da pista.

  • Dale Earnhardt Sr com nove vitórias
  • Top fives, Dale Earnhardt Sr com 26;
  • Top tens, Richard Petty com 33;
  • Com 65 largadas o recorde fica com Richard Petty;
  • O recorde de poles fica dividido entre Buddy Baker e Ryan Newman com sete;
  • Com 17513 voltas o recorde fica com Richard Petty;
  • Com 3283 voltas lideradas o recorde fica com Cale YardBrough;
  • AVG Start Fred Lorenzen 4,1*
  • AVG Finish Dale Eanhardt Sr com 9,5*.
 *Minimo dez largadas.

Atualmente a pista recebe a Truck Series, Xfinity Series e a CUP Series,  hoje tanto a Xfinity como a Truck correm no mesmo dia em um intervalo de uma hora e pouco conhecido como DoubleHeard, até pouco tempo atrás a CUP corria nessa pista no dia do trabalho norte americano que fica na primeira segunda-feira de setembro, após isso Darlington a substituiu fazendo com que abrisse caminho para ter schemes de pintura retrô o famoso TBT.

Foi nesse pista também só quem em 2001, no qual Kevin Harvick entrou como substituto no lugar do falecido Dale Sr conquistando seu primeiro triunfo depois de uma batalha com Jeff Gordon.


Fiquem agora com a Hot Lap no circuito de Atlanta, gentilmente cedido por Marcelo Zanatta, Diretor de Provas do Annual Nascar Challenge eSports.




Já solicitou aquela mini com o Tinho Toys? Então, não perca tempo e faça sua reserva, encomenda ou compra.



Fui!!!!



Comentários

Os mais visitados.